12 Dicas para atender bem seu cliente

Atender com qualidade é mais que um diferencial, é uma necessidade. Atender bem vai além de uma questão de boa educação, é ter sensibilidade para ouvir, é ter discernimento para esclarecer, é ter conhecimento para solucionar. O bom atendimento desarma os clientes insatisfeitos e fideliza os satisfeitos, garante as vendas e agrega valor aos negócios.
De acordo com uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, cerca de 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar um produto ou serviço quando se deparam com mal atendimento ou com uma má qualidade dos serviços prestados.

E você, já se perguntou como está o atendimento da sua empresa? Seus funcionários estão qualificados e motivados para atender os anseios dos seus clientes? E os clientes, o que pensam sobre a sua empresa? Ter um negócio estruturado e consolidado no mercado não garante que ele esteja sendo bem visto pelos públicos que, cada vez mais, utilizam sites de reclamações e redes sociais enquanto aliados na garantia de um bom serviço.
A insatisfação de um cliente compartilhada nas redes sociais prejudica a imagem e impacta diretamente nas vendas, desvalorizando, também os produtos e serviços. Para as pequenas e médias empresas, a importância de garantir um atendimento de qualidade é ainda maior, visto que sua marca não é tão divulgada como a das grandes corporações e um atendimento inadequado pode causar danos irreversíveis.
É importante, portanto, que as empresas ofereçam um atendimento eficaz, verificando comportamento e necessidades dos clientes e trabalhando para supri-las. Cativar o cliente e superar suas expectativas é essencial para garantir uma boa imagem.
Para tanto, separamos algumas dicas para você. Confira:
1.    Conheça seu cliente – Esse é o primeiro passo. O que ele busca? Quais seus anseios e desejos?  Defina o perfil do consumidor.
2.    Escute – tenha paciência e sensibilidade para escutá-lo. Ouvir suas necessidades é importante para garantir uma boa relação. Interprete o que ele diz. Exercite o perguntar mais do que falar.
3.    Crie uma interação – Fique atento as características de cada cliente e adapte seu atendimento as necessidades dele. Crie cenários para cada situação, de acordo com o que ele gostaria de ouvir.
4.    Seja rápido e solícito – Atenda cada cliente como se fosse seu, cative-o de acordo com as suas necessidades.
5.    Conheça o produto/ serviço – Conhecer fundo todos os detalhes do produto ou serviço prestado é fundamental para garantir as vendas;
6.    Crie identificação – Deixe que o cliente conheça a sua empresa e tenha o entendimento do que você oferece;
7.    Seja íntegro e sincero – Conquiste sua confiança.  Só prometa o que realmente puder cumprir;
8.    Evite deixar o cliente esperado – Informe ao cliente as possíveis demoras e explique os motivos;
9.    Seja claro – Busque reconhecer o estilo do cliente e adapte à sua linguagem para que ele compreenda o que você está dizendo de forma direta;
10.  Seja positivo – Muitos dos clientes não se encantam pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Atendentes cordiais, simpáticos e proativos estimulam o cliente a comprar mais. Criar uma relação de confiança é essencial. O ambiente conta muito, o cliente quer se sentir bem e a postura do funcionário pode favorecer essa sensação;
11.    Aprimore-se – Estar em constante atualização é fundamental para um bom atendimento. Cursos, leituras, treinamentos e avaliações dos clientes são algumas formas de aprimorar seu atendimento. Esteja sempre disposto a aprender. Observe também a concorrência.
12.    Estabeleça uma relação – mande e-mails ou ligue para os clientes para ver se está tudo certo. Avalie o atendimento e a satisfação do cliente.