Como se relacionar com seu cliente?

Vivemos em tempos de constantes mudanças sociais, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais. Vivemos em um momento de quebras de paradigmas, de rompimento com as práticas gerenciais obsoletas. Um momento de busca por profissionalização e qualidade no atendimento, de melhorias que assegurem um bom desempenho organizacional.
O aumento da perspectiva do cliente é uma realidade e deve ser visto como prioridade nas organizações. O conhecimento e a prática dos fundamentos de gestão são (estão sendo) requeridos pelo mercado, uma vez que um dos principais fatores de desempenho de uma organização é a qualidade no atendimento ao cliente.

Atualmente temos a impressão que convivemos com empresas sem identidade, que estimulam os clientes com expectativas que não são cumpridas, que não criam diálogos e muito menos investem em relacionamento com seus públicos. Empresas com altos custos jurídicos por conta de clientes insatisfeitos.  E por que não inverter essa lógica?
Como atrair e garantir a confiança do seu cliente? A qualidade tanto no atendimento quanto dos produtos e serviços oferecidos conta muito na hora de satisfazer o cliente, bem como um bom relacionamento antes, durante e após a venda. Coloque-se no lugar do cliente, como você gostaria de ser tratado em um estabelecimento?
Para se relacionar com seu cliente não cabe discurso sem a prática. A experiência do consumidor é que garantirá a sobrevivência do seu negócio. Se o cliente não percebe valor no contato com a marca, no diálogo, no serviço prestado ou no produto consumido, tudo se perde.
Fidelizar o cliente não significa somente garantir a exclusividade, é também recomendar – aquele famoso “boca a boca”. Um cliente feliz indicará sua empresa, seus produtos e seus serviços e agregará valor a sua marca.
Atender bem, criar canais de diálogo e um relacionamento com o cliente é imprescindível. Ir além do fluxo de pedido, da venda e da pós-venda, bem como criar situações relevantes para manter o contato com o cliente pode ser decisivo para o sucesso nos negócios.
A empresa pode (e deve) aproveitar cada oportunidade e cada momento para aprender e entender sobre o comportamento, as necessidades e os anseios de seus clientes. Desenvolver um diálogo contínuo, uma comunicação direcionada para os interesses do seu consumidor, oferecendo o que ele procura, esse é o segredo.
O relacionamento com o cliente envolve mais que fluxo de pedido, venda e pós-venda e criar pretextos relevantes para manter contato com o cliente pode ser a diferença entre ter ou não sucesso no negócio. Conheça e entenda seu público para assim atendê-lo melhor, com qualidade, profissionalismo e atenção.